O que é uma equipe

Certa vez, um médico foi premiado como Melhor Cirurgião do Ano e, em seu discurso de agradecimento foi questionado qual o motivo de tamanho sucesso. Ele olhou firmemente a platéia de estudantes de medicina, jornalistas, grandes profissionais e familiares que aguardavam ansiosos sua resposta e declarou:

– O segredo do sucesso não está em mim, eu estudei, tenho paixão pela minha profissão, me dedico a esta profissão, mas tudo que ocorre em uma cirurgia depende da atenção, dedicação, coragem e principalmente, da motivação da minha equipe. Cada um sabe que precisa fazer sua parte sem ficar olhando se os outros estão fazendo a parte deles, porque, se eles parassem para olhar os outros, perderiam o foco nas suas próprias tarefas.

E, por mais que alguns trabalhem mais e outros tenham tarefas menores (mas não menos importantes), todos inclusive eu sabemos que só quando existe união e harmonia conseguiremos alcançar nosso objetivo. Querem um exemplo?
A platéia, em silêncio aguardou.

– Em uma sala de cirurgia, o anestesista é uma peça chave, depende dele garantir a " sobrevivência do paciente enquanto o medicamento começa a agir, as enfermeiras precisam garantir que todos os procedimentos estão corretos e me manter informado da situação, o instrumentista sabe que eu confiarei nele plenamente no momento em que precisar de materiais de apoio; mas, tem alguém, que poucas pessoas vêem, sempre alguém enxuga a minha testa, parece pouco, parece menos importante? Acreditem, é tão importante quanto qualquer outro membro da minha equipe, porque caso esta pessoa não estivesse lá, o suor atrapalharia minha visão e não me permitiria manter a concentração em executar a minha tarefa.  

As pessoas continuavam em silêncio e ele completou:

– Portanto, deixo aqui uma mensagem, não importa se você acha que fez muito, se você acha que outras pessoas fazem menos, em algum momento da sua vida, vai reconhecer que todos são tão importantes quanto você, eles podem fraquejar, podem errar, mas lembre-se que isto também poderá acontecer com você e a harmonia precisa ser mantida para  um sempre encorajar o outro, a força de todos é que nos faz alcançar o sucesso.  

Equipe: são diferentes pessoas unidas pulsando em um único coração.

Beijos da Che

 

Deixe uma resposta

