Modificar emoções

William James, cujo conhecimento de psicologia prática jamais foi ultrapassado, observou certa vez que não podemos modificar instantaneamente as nossas emoções apenas resolvendo fazer isso, mas que podemos modificar nossos atos, modificando automaticamente nossos sentimentos. “Assim – explica ele – o caminho voluntário e soberano para a alegria – se a alegria já se perdeu – é sentir-se alegre e agir como se a alegria já estivesse presente.”

Mas, será que um truque tão simples dá resultado? Experimente você mesmo. Ponha no rosto um grande, largo e franco sorriso; ponha os ombros para trás, aspire o ar longa e profundamente e cante o trecho de alguma canção. Se não souber cantar, assobie. Se não souber assobiar, cantarole.

Você logo descobrirá o que William James estava falando. Descobrirá que é fisicamente impossível permanecer melancólico e deprimido enquanto estiver agindo como se fosse radiosamente feliz! Essa é uma das pequenas verdades básicas da natureza que podem facilmente operar milagres em nossas vidas.

(texto de Dale Carnegie no livro “Como evitar preocupações e começar a viver”)

Beijos da Che

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: